| Concentrado.... |
O amanhecer foi lindo, céu absolutamente azul, friozinho, tomei meu 'cafézinho', comecei a preparar o Lampejo para uma velejada solo que seria a primeira de muitas que virão!!
Já ventava um pouco mais do que gostaria para uma estréia 'solo', mas nada que assustasse. Apenas um aviso para as cautelas de praxe.
Já ventava quase 10 nós de SE com algumas rajadas. Confesso que até pensei em desistir, pois não estava muito seguro,mas era só um passeio 'in shore' então lá fomos nós!! Lampejo e eu!!
Pude verificar que o leme responde muito mais rápido que o atoll, o manejo das escotas da mestra são bem diferentes em razão das catracas self-tailing, o enrolador de genoa deu uma 'engripada' e não quis forçar, então velejei com a vela de proa um tantinho enrolada.
Dei vários bordos e jaibes e pude verificar uma manilha que eu troquei no pé do mastro, onde a escota teimava em enroscar. Tive que largar o leme várias vezes e ir até o mastro tirar o enrosco.
Isso me aborreceu, pois não era prá acontecer, mas bastava trocar a manilha por um mosquetão. O que foi feito no dia seguinte.
Mas para a velejada solo de estréia já estava bom. Resolvi voltar para poita 2 horas após ter zarpado. A chegada foi motorando e absolutamente tranquila. Bem mais fácil que no Gaipava no manejo do motor de popa. Velejei aproximadamente umas 6 MN com muitas manobras efetuadas para ir afinando os comandos.
Até!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário