PROPOSTA EM UM 'LAMPEJO'

Este Blog tem por finalidade servir como um "Diário de Bordo" do Veleiro Lampejo. Passeios, viagens, velejadas, manutenções e dicas a respeito do barco, um DELTA 26 e sobre a região do Litoral Norte/SP, Paraty, Angra dos Reis, Ilha Grande e Rio de Janeiro.
Assim como no blog anterior veleirogaipava.blogspot.com.br , durante 10 anos, espero que este sirva de estímulo às pessoas que desejam entrar nesse maravilhoso mundo da Vela de Cruzeiro.
Uma ressalva: 'O ministério da Saúde adverte: velejar causa dependência!!'
BONS VENTOS!!

domingo, 17 de março de 2024

AOS PÉS DOS ARAUTOS

 

Caros tripulantes: era uma previsão de uma semana de sol e ventos, então lá fomos nós, eu e o Lampejo para mais uma velejada solo pela nossa linda costa. 

A ideia era ir até a Enseada de Maranduba onde fica o 'Arautos do Evangelho' no alto do morro, limite de município com Caraguatatuba e onde ainda se celebram missas com roupas 'medievais' e em latim. 

Logo abaixo ficam a Praia do Pulso e Cassandoca. Barco preparado na terça, na quinta fui com toda tralha logo cedo de taxiboat e rapidamente zarpei com motor Yanmar ligado e uma leve brisa, contudo ao largar a poita fui dar ré e não engatou. Então dei avante e engatou direitinho e então fui motorando até a Ponta Grossa já pensando que tinha alguma coisa errada....montei a dita cuja e com vento fraco desliguei o motor e fui velejando vagarosamente com alguma ondulação com amuras a Boreste.







Cheguei bem na Ilha Anchieta 15:30h e fundeei na vela na batimétrica de 5 m.e fui fazer um 36 com maionese, abóbora refogada, ovo cozido e filé de frango. Minha Imediata não vem mas se faz presente sempre!!!

Então após um mergulho para refrescar, liguei o motor e verifiquei que a ré engatava mas avante não. Liguei para o Rafael, mecânico de motor e combinamos que eu iria à vela no dia seguinte até onde pudesse e lá na Ribeira ele viria ao meu encontro.

Veio a noite e sem motor confiando apenas na âncora o vento persistia só prá me tirar o sono.Algumas rajadas mais fortes assobiavam, o Lampejo balançava e na minha cabeça já tinha feito o exercício de zarpe caso tivesse que sair dali: recolheria o filame até o limite da profundidade, içaria a Mestra panejando, abriria a Genoa e zarparia até local mais distante com profundidade suficiente pra deitar ferro. Ainda bem não foi preciso. Acabei dormindo de cansaço 1 da madrugada e acordei cedo pra esperar o vento (que soprou a noite) e me levar até a Ribeira. 


O ventinho apareceu, de novo uma leve brisa suficiente prá fazer o Lampejo deslizar pela enseada e passar o boqueirão.Já tinha tomado café e corri prá suspender o ferro e já com a Mestra içada, abri a Genoa e fomos indo sem necessidade de bordejar. Passamos o boqueirão e em seguida deu uma rondada típica do morro dividindo o pouco vento. Jaibe daqui, bordo dali e consegui o ângulo certo prá passar pelo Flamengo e fundear logo antes do Canal para o lado da rodovia onde havia mais espaço.


Logo apareceu o Rafael e me rebocou até uma poita e verificou o problema. Na base da rabeta por onde passa o cabo da embreagem, havia uma alça de metal que devido à vibração do motor, havia se soltado.  ele retirou a peça e providenciou a troca dos parafusos por outros travantes e resolveu a questão. Eu achava que fosse no manete o problema, por isso não abri o compartimento do motor. 






Problema resolvido, pude permanecer na poita o dia todo descansando na sombra da cabine. Ainda mergulhei pra refrescar. E assim passei o dia agradável e descansando da noite anterior. Aliás, dormir na Ribeira é como dormir em Paraty. 





Dia seguinte, preparei para zarpar e por volta de 7:45h larguei a poita e fui saindo motorando em direção a Ilha do Mar Virado e Maranduba. Mestra em cima, mar de azeite, Yanmar a 4 nós e a Ilha do Mar Virado se aproximava..... !0 h já estava dentro da enseada e já avistava o Castelo Medieval do 'Arautos". Muitas lanchas enormes faziam marolas de mais de 1 metro. Cheguei o mais perto que pude da Ilha de Maranduba e estava satisfeito de conhecer por mar mais um lugar que ainda não havia chegado.




Então iniciei a volta com ventos um pouco melhores com amuras a BE numa velejada gostosa como ainda não havia acontecido desde o início. Mas, o pior estava por vir.....à medida que me aproximava do boqueirão o vento ia merrecando, mas estava no rumo certo prá passar 'no sopro'.... só não contava com as lanchas e escunas que apareceram (e aí me dei conta do meu erro grotesco) que deixaram o Lampejo aquartelado, sem vento e sem seguimento. Deveria prever...... Velejar é se antecipar e eu não fiz isso já que estava certo de conseguir...Então ao ligar a chave de ignição devo ter forçado e o motor ligou mas deu um curto e a luz da rabeta acendeu. Não tinha tempo pra perder então acelerei o que pude e fundeei no meio da enseada afastando o risco das pedras. Fui desligar o motor e o botão não funcionou....Tive que retirar TUDO de dentro do paiol e desligar no botão laranja de emergência. Barco no ferro, motor desligado, adrenalina baixando e comecei a procurar soluções. Tornei a ligar o motor e a luz da rabeta permaneceu acesa. Fui nos paineiros e não havia água, ou seja, a luz acendeu por pane elétrica. Mas o motor só desligava de dentro do habitáculo e eu não queria deixar ligado com medo de um curto de maiores proporções. Resultado: resolvi seguir à vela.Suspendi o ferro com Mestra em cima, abri a Genoa e boralá!!  E assim fiquei tentando sair detrás da Anchieta com algumas lufadas sem conseguir. Já estava decidido a pernoitar na ilha e esperar o dia seguinte.Depois de quase 2 horas boiando, não queria arriscar 6 milhas no través da Praia Grande com ondulação de 1 metro me jogando prá praia sem vento. Não!! Essa era a última das opções!! 

Foi então que liguei o motor novamente e a luz da rabeta se apagou e não acendeu mais. Teria aquecido, pane elétrica? então resolvi ir no motor a 3,5 nós e pegaria a poita e desligaria no botão de emergência. 


Vim sem problemas, mas preocupado pois ainda não sabia o que tinha acontecido e alerta a qualquer fumaça do motor ou do painel. 

Cheguei na poita 16h aliviado e pasmem, premi o botão e o motor desligou como se nada tivesse acontecido. Acho que ao forçar a chave prá ligar na pressa, devo ter feito força demais e deu aquela pane....agora antes de sair de novo vou testar diversas vezes e ver se acontece de novo. 

Arrumei tudo e fui pra casa cansado e me questionando algumas coisas.....

Foram 9 MN até a Anchieta. 3 MN até a Ribeira. 9 MN até Cassandoca . 9 MN até o Boqueirão. 10 MN até o Itaguá. 

Total de 40 MN navegadas. 

E, num Lampejo voltaremos!! 

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