PROPOSTA EM UM 'LAMPEJO'

Este Blog tem por finalidade servir como um "Diário de Bordo" do Veleiro Lampejo. Passeios, viagens, velejadas, manutenções e dicas a respeito do barco, um DELTA 26 e sobre a região do Litoral Norte/SP, Paraty, Angra dos Reis, Ilha Grande e Rio de Janeiro.
Assim como no blog anterior veleirogaipava.blogspot.com.br , durante 10 anos, espero que este sirva de estímulo às pessoas que desejam entrar nesse maravilhoso mundo da Vela de Cruzeiro.
Uma ressalva: 'O ministério da Saúde adverte: velejar causa dependência!!'
BONS VENTOS!!

quarta-feira, 24 de abril de 2024

MARCELO 'CB' NO LAMPEJO

Caros tripulantes: depois de muitas tentativas, dessa vez deu certo e o Marcelo CB veio pra Ubatuba velejar no Lampejo. Dia 21, domingo embarcamos levando inclusive o bote inflável pois pretendíamos descer na Ilha Anchieta. Tudo arrumado, fui explicando como tudo funcionava já que era a primeira vez dele num barco de oceano.

Como mostra o vídeo acima, coube a ele levantar a Vela Mestra para zarparmos, largando a poita por volta de 11 horas com destino a Ilha Anchieta . O vento era de Sudeste de fraco a moderado, mas saímos a motor para teste de mar após as revisões realizadas. Logo desligamos o Yanmar, abrimos a Genoa  e  montamos a Ponta Grossa, e já avistávamos a Anchieta, Palmas e Cabras. Ainda havia 6 milhas a percorrer. O dia era de sol, calor, mar com pequena ondulação, mas nada que preocupasse.

No través da Praia Grande o vento merrecou então resolvemos motorar até lá, onde chegamos e jogamos o 'ferro' na isobatimétrica de 5 metros pois era uma boa lazeira para pernoite.

Aí fizemos lanche, cervejinha, enrolado de presunto e queijo e muito 'papo de popa'.

À noite, balançou um pouco até 23 h. mas depois alisou o mar, o vento acabou e tivemos uma noite tranquila. Uma Lua linda iluminou mar e montanhas ao redor.

Dia seguinte zarpamos cedo com destino ao Saco da Ribeira pra mostrar a comunidade náutica desse lugar mágico. Pedi para o CB suspender a âncora o que ele fez direitinho.

Saímos motorando após suspender e passamos pelo boqueirão, Flamengo, entramos pelo canal e em seguida parei pra abastecer no flutuante BR com Diesel Verana.

Em seguida seguimos novamente pra Ilha Anchieta onde fundeamos novamente, pusemos o bote inflável na água e fomos remando por uns 300 metros e levei o CB conhecer a Ilha e o Presídio Anchieta que foi extinto após revoluções sangrentas na década de 1950. Passeio imperdível!!!

Guruçá ou 'maria farinha'

Tripulação afinada

Lampejo devidamente enquadrado

Retornamos ao Lampejo, subimos o bote de novo no convés, suspendemos a âncora e fomos indo motorando até a Ilhota das Cabras onde abrimos Genoa, desligamos o motor e fomos indo numa velejada gostosa, suave, com ventos de 5 a 8 nós, chegando na poita 17 h.

A ideia inicial era pernoitar essa última noite na Praia da Almada, mas não daria tempo suficiente, então achei melhor voltar pra poita e no dia seguinte dar uma velejada dentro da enseada ensinando o CB todas as manobras de condução do barco. Ele ficou no leme bastante tempo e fez todas as manobras e trimagens possíveis.

Primeiro eu fiz algumas vezes e depois ele fez tudo certinho. Aprende rápido. Não é tão fácil como parece e ainda sendo a primeira vez, foi super bem!! São diversos movimentos em sequência e se um falhar, as velas 'aquartelam' e o barco para podendo causar desconforto e até acidente a bordo. Fizemos bordos, jaibes, capeamos, orçamos, arribamos, fundeamos, suspendemos, adernamos, tudo enfim .....

Cruzamos com o veleiro GreenCoast com suas bonitas velas vermelhas diversas vezes nos filmando mutuamente e colorindo a água azul do Itaguá.

Por volta de 13:30h pegamos a poita, começamos a arrumação, afinal foram 3 dias embarcados, descendo pra terra apenas por pouco mais de 1 hora na ilha Anchieta. Taxiboat veio nos buscar 15:50h.
Foram 3 dias de vento, vela, sol, mar, ensinamentos e muita risada e diversão.
Agradecimento especial à Maria que sempre nos dá o suporte necessário e carinhoso.
Navegamos por volta de 26 milhas náuticas sem nenhum problema ou perrengue.
E, num Lampejo voltaremos!!